Translate

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Lamentos à profecia de Drummond "Lira Itabirana"

Em 1984, Carlos Drummond de Andrade escrevera poemas à cidade de Itabira, Minas Gerais, onde vivera alguns anos de sua vida. Neste período, constatou dolorosamente o progresso sem recesso das mineradoras de ferro. Assistia e pressentia o desastre eminente daquela gente que tanto amara. Parecia desabafo, mas seu coração sabia, era mesmo profecia.


Destes poemas; "Lira Itabirana" se imortaliza na lama!
I
O Rio? É doce.
A Vale? Amarga.
Ai, antes fosse 
Mais leve a carga.

II
Entre estatais 
E multinacionais,
Quantos ais!

III
A dívida interna.
A dívida externa.
A dívida eterna.

IV
Quantas toneladas exportamos
De ferro
Quantas lagrimas disfarçamos
Sem berro

É, foi mesmo uma profecia. Pena que esta triste poesia seja hoje realidade na mente e no coração de tanta gente que também sabia.

Declamação: Lamentos à profecia de Drummond "Lira Itabirana"


Desfragmento Papiro séc. XXI n. 78
Beatriz Cavalcante Galvão

domingo, 15 de novembro de 2015

Franceses choram seus mortos, nos também. "Alá, Deus e todos os Santos não compreendem tanto ódio"


Em Paris, no ultimo dia 13 de novembro de 2015, ironicamente "sexta-feira 13", num ato de pura intolerância, terroristas mataram 129 pessoas!

O mundo parou perplexo com as atrocidades de um grupo extremista, qual se intitulam "Estado Islâmico", este que todos sabem, não representam uma nação, tão pouco um país. São meros homens que se acham acima de todos, sua luta em defesa à "Alá", difundido pelo profeta Maomé, não é verdade. A única coisa que esses "homens" querem é o PODER sobre os outros custe o que custar. 

As vitimas que morreram nos atentados terroristas, foram simultaneamente, 6 ataques em diferentes pontos da cidade, nada tinham a ver com a religião de quem quer que seja, apenas seguiam suas vidas conforme o livre arbítrio de cada um. Até quando certos humanos insistirão pelo uso da força, os outros a lhes obedecerem? Esta na hora destes extremistas assumirem que nada são além de monstros! Essa sua tal "verdade religiosa" nada mais é que muleta para pregar o MAL, o ÓDIO e a MORTE de inocentes, ignorando totalmente as palavras de VIDA, AMOR, e PAZ de "Alá", Deus, e todos os outros nomes de significado "Onipotente". 

No Teatro Bataclan, famoso por ter vários ambientes como; discoteca, restaurante e bar, atendendo grande publico nas noites da charmosa Paris, infelizmente teve o maior número de vitimas, 99! No Estadio de futebol Santi-Denis também houve vitimas, o numero não foi maior por conta do homem-bomba ter detonado o explosivo antes da saída, este era o plano, esperar que todos se aglomerassem nos portões de saída para só então detonar a bomba. Em meio aos mortos estão mais ou menos 352 feridos,  sem contar os feridos na alma, estes que presenciaram tudo e nada puderam fazer.

Dói, dói muito ter que testemunhar tamanha atrocidade, é insuportável saber que a maldade humana alcance limites destrutivos à sua própria raça. Parafraseando Mahatma Gandhi: 
"A regra de ouro consiste em sermos amigos do mundo e em nos considerarmos uma grande família humana. Quem faz distinção entre os fiéis da própria religião e os de outra, deseduca os membros da sua religião e abre caminho para o abandono, a irreligião."
Simplificando, Gandhi profeticamente descreve o que são estes terroristas, uns irreligiosos doentes em suas mentes, deixam de serem partes da grande família humana para se tornarem bastardos deste mundo, e outros que por ventura existam. 


Saiba mais, click no link:

Desfragmento Papiro séc. XXI
Beatriz Cavalcante Gavão