Translate

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Vice-versa *Ser.

A carne é fraca.
O espirito é forte.
Nas lutas e guerras
De cada intimo,
Vence mais uma etapa.

Uns atribui as forças dos espirito,
Outros juram que foi a carne.
Lá se vai mais um dia no gira-mundo...
O dia dorme acordado.

O corpo fraco que seja, deseja!
A alma forte qual mostra, prosta!
Na briga secreta entre as duas, o ser...
Vezes fui eu, agora é você!

Ninguém pode dizer que é,
Sem nunca saber quem um dia foi.
Muito menos afirmar ser,
Sem jamais saber o que virá depois.


Desfragmento Papiro séc. XXI n. 65
(Beatriz CC Galvão)

Tudo ao seu Tempo

Enquanto houver vida, haverá oportunidade.
          Não devemos ter medo de ser quem somos, nem vergonha de tentar sermos outra coisa.
          Se você acredita na sua verdade vá, pois a única pessoa a quem deve provar alguma coisa é a ti mesmo.
          Se der errado não tem importância, enquanto tiver vida, ha como recomeçar sempre.
          A felicidade não vem com receita, mas um dos integrantes é viver plenamente sem medo de errar, aprender, errar, aprender... quantas vezes forem necessário.
          Sua hora vai chegar!
Desfragmento Papiro séc. XXI n. 64
(Beatriz CC Galvão)

domingo, 26 de julho de 2015

COMPORTAMENTO - ETIQUETA = NETIQUETA

Relacionamento interpessoal real 

virtual

O mundo contemporâneo trouxe-nos ferramentas facilitadoras nas tarefas do dia-a-dia, como um exemplo, a medicina. Hoje pode-se diagnosticar doenças num simples "teclar" de dedos, ou seja, a tecnologia digital é quem permite esses avanços, quais estendem-se a todas as áreas que se possa imaginar (ensinos, artes, musicas, mídias, etc.,) Diante destas realidades tecnológicas, onde os benéficos são inúmeros, existe na contramão, as relações humanas. Trata-se do relacionamento interpessoal, dividindo-se em real e virtual.

Justamente sobre esses dois mundos (real X digital) encontra-se conflitos, muitas pessoas confundem essa diversidade, ou seja, acreditam erroneamente que na internet se tem total liberdade, levando-as a agir de forma grosseira e displicente. Diante desses conflitos, trataremos por esclarecê-los de forma simples e didática. A começar, saberemos o significado do relacionamento interpessoal real e virtual

Relacionamento interpessoal 
É um conceito do âmbito da sociologia e psicologia, significa uma relação entre duas ou mais pessoas. Este tipo de relacionamento é marcado pelo contexto onde se está inserido, podendo ser familiar, escolar, de trabalho, social e comunidade.² Esta relação estende-se tanto a vida real como na virtual. Desmistificando portanto, que um não atinge o outro, vice-versa. 

Conforme tal conceito, tem-se o trato social,³ termo que surgiu no séc. XVIII, onde se estabeleceu as regras dos "bons costumes", ou seja, a ética é norte principal em todas as relações. Bem sabe-se que cada mundo tem seu fuso, cada ser, tem seu giro; em outras palavras, o comportamento dependerá significativamente de onde cada individuo esta inserido, porém, a ética traz a todos, conceitos morais como base norteadoras, sendo: Educação (com licença, obrigado, bom dia/tarde/noite, desculpa, etc.,); Respeito (religião, esportes, etnia, sexualidade, credo, etc.,); Conduta (Lei), esta sem duvidas, a mais importante. 
Ética
Palavra de origem grega, com duas origens possíveis. 
1.  Éthos: com e curto, pode ser traduzida por costume;
2.  Igualmente se escreve éthos: porem com e longo, significa propriedade do caráter.
A primeira surgiu de base para a tradução latina moral; sendo a segunda, como de alguma forma, orienta a utilização atual que se dá a palavra ética.
Moral
Conjunto das normas para o agir especifico ou concreto. A moral está contida nos códigos, tendem a regulamentar o agir das pessoas 
Assim sendo, não há que se falar de ética esquecendo-se da moral, embora distintas no significado, são pilares da boa cacunda humana. A ética como caráter pessoal, a moral como preceitos regulamentados de; certo ou errado, bom ou mau, moral e imoral, portanto, ainda que falte a ética a alguns, a moral será exigida dos mesmos, tudo para poder equilibrar e tornar satisfatório o convívio social, tanto real, como virtual.
Etiqueta X Netiqueta
Diante de todo exposto, fica claro o quanto é necessário para se ter harmonia social, conhecer as regras de comportamento individual. Para tanto, vale se destacar a regra de etiqueta e netiqueta, ainda que sejam palavras diferentes, seus significados são os mesmos, porém, um se aplica na vida cotidiana real, a outra na virtual, vejamos:
1. Etiqueta: Conjunto de normas de conduta; polidez; atitude gentil, cortesia, civilidade.
2. Netiqueta: Expressão inglesa "Network Etiquete", isto é, "etiqueta na net". Conjunto de normas de conduta (politica web); boas maneiras e normas gerais de comportamento recomendados para uma boa comunicação virtual. 

Por fim, fica provado que a internet não é "terra de ninguém", ao contrario, tudo o que for exposto na web, será imediatamente relacionado a personalidade de quem publicou, podendo muitas vezes, sofrer pequenos transtornos, uns quase irreparáveis, como vê-se noticiado a todo tempo nas mídias; separações, demissões, discussões, e outros configurados como crimes. Portanto, ao usar os recursos da internet, aja como se estivesse lhe dando no pessoal, visto por todos, isso poderá evitar um possível "problema".
IMPORTANTE! Lei n. 12.965, de 23 de abril de 2014, conhecida como "Marco Civil da Internet", estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil.

NOTA: Espero que este artigo contribua de forma relevante, todos os leitores. Espaço aberto a criticas, sem dispensar as regras de comportamento (netiqueta).    

Referencias:
¹ http://www.colegiomaededeus.com.br/revistacmd/revistacmd_v42013/artigos/a2_redes_sociais_cmdset2013.pdf  
² http://www.significados.com.br/relacionamento-interpessoal/
³ http://jus.com.br/artigos/39/sociologia-e-direito
ética: http://www.ufrgs.br/bioetica/etica.htm
netiqueta: http://manualmidias.sct.embrapa.br/documentos/manual_de_conduta_em_midias_sociais_edicao_1.pdf

Imagem: Google / publica.

Desfragmento Papiro séc. XXI
(Beatriz CC Galvão)