Translate

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

A culpa é do Adão!

Em tempos modernos, ainda nos deparamos com clichês no mínimos engraçados, para não dizer outra coisa (irritantes).

Toda vez que algo de ruim acontece, principalmente envolvendo família e trabalho, logo vem um e diz: "A culpa é da Eva, se ela não tivesse comido do fruto proibido, isso aqui seria o paraíso." E como um feitiço mau feito, todos caem na gargalhada. Observando atentamente os olhares de algumas mulheres, vê-se nitidamente oculta entre as risadas, a vontade de trucidar o "macho" que solta essa asneira.

Voltando ao passado, revirando as escrituras, bingo! Lá esta o verdadeiro culpado. Exatamente isso mesmo, o artigo esta bem empegado, trata-se de Adão, ele é quem tem culpa de todos perderem o paraíso (risos). Deus foi-lhe claro, Adão sabia que tudo ali o pertencia, ele vivera muito tempo no Jardim do Éden, foi quem deu o nome a todos os animais e plantas da época, sabia até onde podia ir, o que comer, beber e mais, vivia livre das amarras em seu corpo. Esmiunçando um pouco mais da história, sabemos que Adão era o cuidador do Jardim, e tinha domínio sobre tudo ali. Deus achando graça nas coisas que Adão fazia em prol aos cuidados e domínios do paraíso, resolveu lhe agradar, mas não poderia ser uma coisa qualquer, tinha de ser especial, algo único e cheio de sabedoria para agir e vencer sem que precisasse usar a força, ser leal e companheira, sobretudo, amável. O que poderia ser? Nada dentro do Jardim tinha esses dons precisos. Foi numa noite...

Sabendo Deus da fraqueza do homem com a dor (gargalhadas), esperou Adão dormir e lhe arrancou uma costela, não uma qualquer, a que protege o coração, pois este ser a ser criado, é pura emoção. Assim que Adão acorda, Deus lhe apresenta Eva, diz-lhe que ela será sua ajudadora, companheira, leal, mais, terá a mansidão do amor. Juntamente com Adão e Eva, Deus apresenta o paraíso que és o Jardim do Éden. Ao percorrem tudo, Deus os alerta: "Contudo, não comerás da arvore do conhecimento do bem e do mal, porque num dia que dela comeres, com certeza morrerá" (Gênesis 2:17). Esta arvore se localizava ao centro do Jardim, e a proteção dela e de todo o paraíso era tarefa de Adão. Ai esta o fio da meada, Adão não viu a serpente entrar no paraíso e tão pouco percebeu a peçonhenta infiltrar se escondendo na arvore do conhecimento, primeira prova que a culpa é do Adão, pois ele falhou ao não vigiar. A serpente, astuciosa e conhecedora das coisas do mundo, logo sabe que Eva é pura emoção, assim, usa palavras que lhe toca o coração, convencendo-a comer do fruto proibido, quando sentiu o delicioso néctar, companheira leal que era, correu a dar-lhe a Adão, para que também sentisse as delicias daquele fruto. Segunda falha de Adão, pois ele era dotado de inteligencia, portanto, sabia que não poderia comer da arvore do conhecimento e assim mesmo comeu.

O fim da história todos conhecem de cor e salteado.  Agora, todos sabem quem é o verdadeiro culpado, Adão!  Que pelo que vejo, é sim feliz de "ter sogra e caminhão".

Imagem: Ex Eden - By Dante Giriy Dante Giri

Desfragmento Papiro séc. XXI n. 72
________Beatriz Cavalcante Galvão