Translate

terça-feira, 19 de maio de 2015

LIBERDADE DE EXPRESSÃO - Um DIREITO que a opressão tenta calar

OS DIREITOS HUMANOS BUSCA PROTEGER À VIDA, BEM COMO, TUDO INERENTE À ELA.

  


EXPRESSAR É A FORMA MAIS AMPLA DE SENTIR-SE VIVO.


As atrocidades contra aquele que se expressa de forma diferente dos demais sobre determinado assunto não é novidade. A história traz relatos horrendos, muitos deles fatais, geralmente   contra artistas, escritores e todos que detinham formação de opinião publica. Porém, atravessamos os séculos e isso ainda continua! Como pode algo tão arcaico ainda fazer parte desta nova era? No século XVIII, o mundo parou e se estarreceu com a 2º Guerra Mundial, a ponto das Nações se unirem e pactuar à DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, logo em seu primeiro artigo destaca que "todo o ser humano nasce livre", consonante, o segundo artigo estabelece o "direito de gozar da liberdade sem distinção de qualquer especie" (raça, cor, sexo, idioma, religião, politica e classe social), e no artigo 19 deixa claro o firmamento ao DIREITO DE EXPRESSÃO:

Infelizmente a liberdade de expressão esta sendo tolhida, como prova os noticiários de muitos assassinatos e atentados. Ontem, dia 18/05/2015, após 5 dias desaparecido, foi encostrado o corpo jornalista investigativo Evany José Metzker,  na cidade de Jequitinhonha, Minas Gerais. Com requintes de crueldade, o(s) assassino(s) decapitaram e desfiguraram o rosto da vítima, sendo que a cabeça estava a cem metros do corpo. De acordo com o jornal do Estado de Minas o repórter mantinha um o Blog Coruja do Vale, onde denunciava irregularidades na politicas e na polícia, ultimamente estaria investigando uma quadrilha de prostituição de adolescentes em Catuji. De acordo com essa informações, a Policia Civil de Minas trabalha com duas hipóteses; queima de arquivo ou passional, já que a vítima tinha um relacionamento com uma pessoa da cidade, reportagem na integra Época.Globo.Com. Infelizmente este não é o primeiro, espero seja o ultimo, a pagar com a própria vida por exercer o direito de expressar suas ideias e ideais, assim também foi com Santiago Andrade - Décio Sá - Valério Luiz - Gelson Domingos - Francisco Gomes e Tim Lopes, todos repórteres, onde a informação é matéria prima, e no oficio da função, tinham que passar adiante tudo que sabera sobre determinada investigação.
O caso de maior repercussão e ainda o é, foi o atentado contra o jornal francês Charlie Hebdo, conhecido por suas charges de humor acido, e um dos seus cartunistas usou o nome de Maomé,  onde extremistas religiosos não suportaram "tal ofensa" e mataram 12 pessoas ligadas ao jornal, entre eles o lendário cartunista WolinsK. Houve uma comoção mundial, todos se manifestaram contra o atentado, mesmo tendo aquele que não gostou das publicações charge, não concordou com a ação extrema tomada pelo grupo religioso. As Nações Unidas no Brasil condenou o ataque, destacando que o direito de expressão é a forma de liberdade, esta qual todos detém desde o seu nascimento. 
Fica claro que o sinônimo de viver plenamente como cidadão, esta relacionado a expressar-se da forma que cada um crê, expor uma ideia ou opinião não significa desrespeitar, já que este direito também pertence ao outro, porém a resposta deve ser em equidade. Sendo assim, o excesso de uma retratação é uma violação, não podendo de forma alguma ser aceita por quem que que seja. No direito brasileiro a garantia à liberdade de expressão, esta perpetuado na Constituição Federal  em seu artigo 5º, inciso IX , neste caso, vale lembrar que a essa garantia, dá a todo o cidadão brasileiro, o direito de exercer a plenitude da democracia. 

Desfragmento Papiro séc. XXI

Nenhum comentário:

Postar um comentário