Translate

quarta-feira, 15 de junho de 2016

15 de junho: Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

> Dia Mundial de Conscientização da Violência contra à Pessoa Idosa - 15 de junho de 2006, a Organizações da Nações Unidas (ONU), juntamente com a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, declararam essa data como combate a todos os tipos de violências contra ao idoso.

> Dia do Idoso - 1º de outubro, é uma referência aos trabalhos da Política Nacional em defesa dos direitos e garantias do idoso, promulga o Estatuto do Idoso de 2003 (Lei 11.433), substituindo em definitivo, a data de 27 de setembro de 1999.

Observa-se que há duas datas comemorativas ao idoso, porém, vale destacar, não temos nada a comemorar. Saudosos os tempos de sábios senhores reverenciados pelos seus. Hoje, são esquecidos em cadeiras duras, num endereço qualquer, deixando-os a mercê de estranhos, tirando-lhes o que é de mais precioso, seu passado de lutas e vitórias para criar aquele que agora o abandonam. Muitas são as violências, não se limitando a machucar a carne, sofrem ainda, maiores dores quando lhes atingindo no brio. Estes idosos de sorte vil, derrubam nas lagrimas todo o peso do mal lançado por corpos, hoje viril, mas de mentes mole. Não se engane, todas essas violências gratuitas, também são provocadas por rostinhos angelicais, não importa ser homem ou mulher, se esses carregam o juízo de um carrasco, só mesmo o rigor da lei para os deter de fazer o mal.

Hoje, 15 de junho de 2015, podemos mudar esses tristes fatos de violências sofridas contra nossos idosos. Em cada lar, valorize as conquistas dos seus idosos, mostrem as jovens a importância de todas as experiências vividas por cada ancião. Aproveite o domingo, junte-se a mesa ou onde a família mais gostarem, comecem a contar histórias, volte ao passado, lembre-se, é lá que seu velho querido tem lembranças de quando você quando era apenas uma criança, e não se cansava de te carregar. Cada passado de um idoso, além dele na flor da juventude, tem você, vezes ainda tempo para nascer, hoje esta aí, formado, cidadão de bem e família constituída. Verás que esta no mesmo caminho, inremediável para os que não partem antes, envelhecendo. Amanhã o que você é hoje, será apenas lembranças, e os seus pequenos o futuro. Não deixe que suas crianças te esqueçam num canto qualquer, ensine-os o valor do amor, respeito e gratidão, caso contrário, tenha certeza, eles sofreram o peso da mão da lei sobre suas cabeças, já que não se acha mais os valores do coração.

Quando velhos, temos mais passado que futuro, engano daqueles que por isso, pensam que não teremos nada a oferecer. Desta certeza eu tenho razão, me alimento muito do pão do meu velho ancião.
Imagem: Jornal de Boas Noticias
Aprimore seus conhecimentos, leia: Estatuto do Idoso
Direitos Humanos - Plano de Ação para Enfrentamento da Violência contra a Pessoa Idosa
Jus Brasil - Nota Publica - Conselho Nacional dos Direitos dos Idosos 

Desfragmento Papiro séc. XXI
___Beatriz Cavalcante Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário